Low Poo para iniciantes!


Oi gente! Voltei com tudo no blog e vou falar sobre um assunto que eu adoro (apesar de não ser maquiagem!): low poo! O low poo (traduzindo para o português "pouco shampoo") foi criado para cuidar de cabelos cacheados e crespos, mas logo pessoas com todo tipo de cabelo se encantaram pela técnica, que funciona muito bem para quem alisa, pinta ou descolore os fios (tipo todo mundo rs). E também para quem se importa com os componentes sintéticos dentro de cosméticos, e quer levar uma vida mais natural, longe de certos ingredientes (seria uma vertente mais no poo, vamos falar sobre isso em outra postagem!). Vamos ao que interessa!
O QUE É LOW POO? Uma técnica de cuidados capilares que poibe o uso de sulfatos fortes em shampoos, e consequentemente, proibe o uso de derivados de petróleo (tais como óleo mineral, parafina, vaselina e etc), uma vez que esses componentes se depositam nos fios e só podem ser removidos com sulfatos fortes. POR QUE SULFATOS E PETROLATOS SÃO PROIBIDOS? Sulfatos fortes retiram com muita eficácia toda a oleosidade natural do couro cabeludo, deixando os fios sem a menor proteção e extremamente ressecados. Isso se torna um grande problema para quem tem cabelo cacheado (nesse caso a oleosidade não consegue se distribuir homogeniamente pelo fio), química nos fios ou couro cabeludo muito oleoso (muitas vezes a ansia por lavar os cabelos com produtos cada vez mais asdringentes leva ao efeito rebote). Já os petrolatos são substâncias que se depositam nos fios e maquiam os reais danos dos mesmos, sem tratá-los. Eles só conseguem ser removidos por sulfatos fortes, que são proibidos na técnica, logo petrolatos também o são. O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INICIAR A TÉCNICA: Low poo é apenas uma técnica, assim como o no poo, water only, entre outras, e não são todos que se adaptam a essa técnica. Qualquer cabelo (cacheado, liso, pintado, alisado...) pode se beneficiar com o low poo, mas nem todos se dão bem. Não é uma questão de certo ou errado, e sim de funcionar para você ou não. Sem preconceitos ou pré julgamentos.
COMO COMEÇAR: -Leia muito sobre o assunto, em blogs, youtube, grupos do FB.... Existe muita informação por aí, e ela será sua melhor amiga, sempre! -Baixe a tabelinha que eu coloquei aí em cima no seu celular. Elas estarão sempre perto de você facilitando suas futuras compras. -Treine lendo a composição de diversos produtos de cabelo. Só a prática leva ao domínio da técnica! -Procure em casa se você tem algum produto já liberado. Guarde os que não forem (nunca se sabe se você se adaptará a técnica ou não). -Caso não tenha em casa, compre um shampoo, um condicionador e um creme de pentear, esse é o básico para iniciar. Com o tempo você comprará máscaras, óleos e talvez até siga o cronograma capilar. Mas vá com calma para não pesar no bolso! -Lave o cabelo uma última vez com shampoo com sulfato forte! Isso é de extrema importância. Ele vai remover qualquer acúmulo de outros produtos nos seus fios. Após essa lavagem só use produtos permitidos. Você começa a seguir a técnica nesse ponto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É bastante coisa para se assimilar em apenas uma leitura. Mas com o tempo se torna uma coisa natural. Acredite! Esse é basicamente um tratamento para reduzir agressões aos cabelos, os tornando mais bonitos e saudáveis. É um movimento crescente, cada vez mais vemos marcas como Lola e Surya investindo em produtos sem sulfatos e petrolatos, não apenas para se adequarem a técnica mas por razões ambientais. Inclusive é possível sim criar uma rotina com produtos 100% naturais, reduzindo a quantidade de químicos colocados em contato com seu corpo. O que eu mais gosto na técnica é o empoderamento do consumidor. É aprender a função de determinados componentes numa fórmula e saber diferenciar em termos de qualidade (e preço) um produto do outro. Consciência e conhecimento nunca são demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Instagram

favoritos do mês